segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Reflexão

Há poucos dias a OABDF, promoveu uma grande manifestação pela ÉTICA NO SENADO.

Anailisando esta iniciativa sob a perspectiva de levar o povo a se mobilizar, podemos considerar que este evento é extremamente positivo, pois, em se tratando de Brasil, tradicionalmente, a inércia e a pasmaceira, sempre prevalecem,

É que, o nosso povo, a pesar de ser passional e parcial, é passivo, mesmo com a sensibilidade à flor da pele. Enquanto isso os nossos irmãos argentinos, enchem as ruas, sempre que alguma conquista coletiva é ameaçada, aqui, pelo contrário, conforme as circunstâncias, qualquer grupo reunido pode caracterizar motim. Como se pode perceber, o espírito autoritário conservador, sempre preocupado em manter as coisas como estão, predomina.

A eternização do ambiente que favoreça a continuidade do coronelato à frente de seus respectivos feudos, tem que ser garantido a qualquer custo. Entretanto, os principais responsáveis pela não mudança da mentalidade do nosso país, somos nós mesmos.

Aqui, ninguém quer saber do efeito, mas da eficácia, ou seja, desde que a colheita venha rápido, não importa a qualidade, ou a quantidade, o importante é render, nem que seja migalhas, contanto que seja imediato.

Isto nos leva a trocar a prática do investimento e do empreendimento pela prática do aventuramento; daí vem aquele ditado: "qualquer paixão me diverte".

O brasileiro não costuma usar a inteligência emocional, mas a, sentimental. Vamos pegar como exemplo, o submundo do crime que se encaixa na primeira opção, só faz grandes assaltos; quem se encaixa na segunda, mata por qualquer par de tenis etc.

Fizemos todo este preâmbulo, para fazer a seguinte pergunta: Será que é só o Senado Federal que precisa de Ética? Cada senador veio de algum lugar, representa uma base eleitoral de algum seguimento de nossa sociedade, trilhou algum caminho para chegar até o Senado.

Quem não se lembra do velho Chico Buarque: "...Joga pedra na Geni, ela é feita pra apanhar, ela é boa de cuspir..."; Por que será que Sarney é hoje, a Geni do Senado? E os outros senadores? E o resto dos membros dos Três Poderes? São todos cidadãos de bem, legítimos representantes dos verdadeiros interesses coleticos e andam conforme a Lei?

Já que é pra limpar, então vamos passar o Brasil a limpo, porém de maneira equilibrada, consistente, coerente e séria!

Nada de assodamento conveniente.

Não deixe de comparecer ao evento.

É a nossa garra que define o tamanho da nossa vitória!!!


Antônio Leitão

O cego de visão.