quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Educação, a Panacéia dos Males Humanos

"Toda criança, ao fazer quatro anos, deve comemorar o seu aniversário numa Escola” (Cristovam Buarque - 2004) e só largar este ambiente, quando for Cidadão, Consciente, Produtivo, Livre, portanto, Feliz.

O Brasil necessita, urgentemente, de uma Política Educacional ousada e progressista, onde a democratização do conhecimento seja considerada ingrediente básico e tudo deve ser feito para garantir a todos, o acesso a este.

O adquirir conhecimento tem que ser cultivado como o mais nobre e legítimo modo de conquistar Poder. Não o poder para dominar as pessoas, mas o Poder de Ser capaz de criar condições, no mínimo, essenciais e fundamentais para que o cidadão promover o seu desenvolvimento individual em prol do benefício de si mesmo e da coletividade humana.

Só quando isto acontecer, o nosso País deixará de ter cerca de 60% de seus estudantes, que é o seu melhor patrimônio, como analfabetos funcionais. É claro que o investimento na qualidade do trabalho dos professores é muito importante, mas, acima de tudo, é indispensável que haja incentivos e motivações convincentes que façam com que o estudante se sinta, plenamente, atraído, fortalecido e recompensado pelos esforços gastos em busca do conhecimento.

Pois, o conhecimento tem que ser legalizado como o melhor instrumento de ataque e defesa para qualquer Ser Humano. O conhecimento, ao mesmo tempo em que nos dá luz, Liberta-nos da ignorância. Nunca ninguém saberá o suficiente; por isso, é de vital necessidade que cada um faça a sua parte. Até porque, já dizia Einstein: “O Todo não é, simplesmente a soma de suas partes; mas, o resultado das relações qualitativas entre estas”.

Todo brasileiro deve se sentir digno, o suficiente, para se considerar responsável partícipe pela condução dos destinos do País; e, a única maneira de se conseguir isto é dando razões prioritárias para que a auto-estima deste indivíduo esteja sempre em consonância com suas expectativas e perspectivas para que possa estar buscando concretizar suas potencialidades e possibilidades.

Tornar um Homem produtivo é fazê-lo realizado; e, só a realização faz alguém se sentir engrandecido. O engrandecimento fortalece a vontade irrevogável de crescimento... E só por meio da Educação o Brasil salvará o seu Povo da miséria, da escravidão e da mediocridade.

Portanto, enquanto a Educação for uma questão de tirar a população da UTI, não se deveria eleger políticos analfabetos, isto não é preconceito, é porque estes, lamentavelmente, jamais terão a devida capacidade de análise de definições e interesses que venham satisfazer a necessidade que o povo tem de ser educado. Com certeza, essas pessoas facilmente, não por maldade, às vezes, fecharão questão em nome do ter em detrimento do ser, quando o ideal é o equilíbrio entre ambos.

Deve-se salientar que exceções à regra, como Collor e FHC, que tinham tudo para perceber isto, não o fizeram, certamente por motivo de índole, e aí, é onde se deve ressaltar a idéia de que Políticos, Advogados e Policiais, deveriam sofrer pena tríplice por cada crime cometido.

Antônio Leitão

O cego de visão.