quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Analgésico ou Antibiótico

Quando matamos a fome, ou aliviamos a dor de alguém, estamos prestando um serviço. Entretanto, dependendo do tempo de duração da vida dessa pessoa, nos faz perguntar quantas vezes ela sentir dor e fome e fome? Será que cada vez que essa pessoa passar por qualquer uma dessas dificuldades eu estarei por perto para cumpror esse papel?

Baseando nesta reflexão, cabe-nos verificar até que ponto o resultado do nosso trabalho causa qualidade de vida para alguém. Por isso resolvemos classificar o resultado do nosso trabalho como: Resultado Paliativo e Resultado Efetivo.

O Resultado Paliativo tem como objetivo básico, o alívio, que supre a aflição imediata. De carater transitório, pode estimular a dependência, portanto, transformando uma necessidade em vício. Inspira insegurança, é inflacionário e pode se tornar infracionário, alimentando a corrupção;

Por outro lado, o Resultado Efetivo tem como objetivos básicos a cura, a educação e a libertação, portanto, tem carater preventivo, promotor, protetor e de manutenção da produtividade. Inspira estabilidade, independência e autonomia. Por advir de pressupostos semeadores de estímulos à autonomia, o Resultado Efetivo não dá asas ao paternalismo e previne a corrupção. Ao contrário do Resultado Paliativo, possui âmbito coletivo e não personalista.

O Resultado Paliativo é praticado por políticas de Governo, enquanto o efetivo é produzido por política de Estado. Quando se diz por exemplo, que o deficiente precisa de suporte e não de guia, não se pretende tirar mérito de quem quer que seja, mas valorizar os méritos dos objetivos assistivos, que fazem com que o individuo assuma responsabilidades, compromissos e os cumpram, conscientes das consequências que poderão vir se assim não o fizerem. Porque, no que diz respeito aos abjetivos assistencialistas, os seus supostos beneficiários são irresponsáveis imaturos e jamais atingirão o exercício da cidadania.

Vale aqui salientar que o trabalho de resultado paliativo só tem validade enquanto atendimento básico emergencial, pois mesmo sendo cíclico tem função semeadora, do contrário é emro instrumento escravizador.

E aí caro amigo, a partir deste texto, como é que você consegue classificar o resultado do seu trabalho: paliativo, ou efetivo?


--
Antônio Leitão

O cego de visão.